Publicado em

Conversa paralela no trabalho: a inimiga da produtividade

5

Elas começam de mansinho e quando você percebe, tomam boa parte do seu tempo. As conversas paralelas conseguem acabar com a concentração de algumas pessoas, sendo uma das principais vilãs da produtividade no trabalho. Com os ambientes cada vez mais integrados, é bastante comum que esse tipo de interação aconteça, mas quando o papo não tem hora certa para acabar, se torna um problema.

Para evitar esse incômodo, é necessário usar o bom senso e compreender que deve haver um equilíbrio entre a conversa e o trabalho. Se quiser muito compartilhar algo, antes de falar, reflita se aquele é mesmo o melhor momento e use um tom de voz mais baixo, para não atrapalhar os colegas ao redor. Entender que o papo não pode durar a tarde inteira também é parte importante nesse processo de conscientização.

Pode ser que um pouco de conversa não faça mal a você, mas existem pessoas que não conseguem se concentrar com o barulho. Para não atrapalhar esses colegas, escolha falar em momentos que são propícios para um bate-papo: a pausa para o cafezinho, o almoço… Entretanto, se você for a pessoa que sofre com as muitas conversas fora de hora, fale com seus colegas de forma educada. Diga seu ponto de vista e proponha um acordo: com certeza isso fará bem para todos da equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *